Email Marketing - 10 dicas de como fazer email marketing

como fazer email marketing

Hoje continuando os nossos artigos sobre email marketing passaremos mais informações sobre como como fazer email marketing



Há sempre muitas dúvidas quando temos que elaborar uma campanha de email marketing, sendo assim resolvi escrever sobre algumas dúvidas e soluções para cada situação quando precisamos elaborar uma campanha de email marketing.


O que é email marketing?

 E-mail marketing é uma forma de comunicação para um público específico, que pode ser o que acessou seu site, visitou sua empresa, loja ou é cliente de serviços. Nessa comunicação em geral passamos informações sobre promoções, eventos, produtos e serviços para gerarmos algum tipo de negócio, o que difere da newsletter que tem como objetivo informar sobre algumas questões da instituições, não sendo o objetivo primário de converter em vendas e negócios.

O que é uma campanha de email marketing?

 A campanha de email marketing é uma ação de envio de e-mail com objetivos específicos que podem ser o de informar sobre uma futura promoção, fazer branding ou buscar um retorno de vendas. A informação pura e simples é definida como newsletter, como dito anteriormente.

Veja mais em nosso Glossário de e-mail marketing.

 

Como criar um email marketing?

 Primeiro eleja os objetivos, primário, secundário e terciário, busque um template, existem algumas opções gratuitas neste link de email marketing template, decida-se sobre os tópicos que irá desenvolver, elabore um bom título e verifique em seu mailing list quais destinatários receberão a campanha. Sempre é interessante fazer um teste A/B, ou seja, divida o mailing list em duas listas distintas e envie, poderá verificar taxa de abertura, clique e conversões.

Como saber qual o melhor dia e horário para o disparo de email marketing?

 É algo bem subjetivo decidir o melhor momento do disparo de email marketing, terá que entender muito sobre o seu público, sobre a dinâmica desse target, ou seja, não existe uma fórmula pronta.


Bom, finalmente vamos para as 10 dicas de como fazer email marketing:

 - Tenha paciência e faça um bom investimento em seu mailng list. 

Nada de comprar mailing, em geral não tem qualidade, irão atrapalhar o seu desempenho, podendo até mesmo ser punido pela sua hospedagem ou programa de envio, as empresas sérias têm muitas restrições com clientes que fazem uso de mailing comprado.

- Respeite seu ciente e destinatário use o OPT-OUT, isto é, um link de descadastramento automático, isso não impede de ter um questionário simples de retenção, onde questiona o motivo de descadastramento e oferta algumas alternativas, se ainda quiser o descadastramento o faça sem dramas.

- Não exagere na frequência de envios ou disparos de email marketing. O ideal é que seja quinzenal, em alguns períodos poderá fazer um disparo extra, mas esqueça a ideia de ganhar o troféu chato do século, nada de enviar comunicações diárias, não há empresa tão importante e cliente tão passivo que aceite este tipo de abuso.

- No marketing a análise de informações é uma das partes mais importantes, então aprenda a analisar os cliques, isso porque ser relevante é tão importante quanto ter conteúdo, na verdade é essencial. Talvez seja necessário segmentar a comunicação para mais grupos específicos, o que nos leva aos testes A/B e muitos outros.

- Abra canais de comunicação, não existe um bom trabalho de e-mail marketing quando não abrimos uma relação verdadeira com o cliente, ele deve ter a sua disposição ferramentas que possa interagir com você, sua empresa ou organização. Tenha e dê opções de mídias sociais, e-mail, site e até mesmo telefone.

- Cuidado ao elaborar o e-mail para não sobrecarregar, arquivos pesados demoram a abrir, nem todos têm paciência para aguardar, o melhor é sempre ser mais leve.

- Não abrace o mundo, seja sucinto, muitas ideias e mensagens em um só conteúdo pode e irá cansar o cliente.

- Se proteja, faça o teste de envio para a pontuação de spans, algumas palavras são já tradicionalmente tidas como spam em todos os provedores e para isso existe um pré teste que deve-se fazer antes do envio, se algo estiver errado corrija.

- Contrate o serviço de envio profissional, existem pacotes econômicos e até alguns gratuitos que podem ser utilizados enquanto se decida pela ferramenta que melhor cobertura dê as suas necessidades.


- A última dica é, sempre mensure os dados obtidos, o bom profissional de marketing digital sabe que a leitura dos dados e resultados podem e ajudam a melhorar sistematicamente sua performance, então estude muito, faça testes, busque informações relevantes e assim estará desenvolvendo um bom trabalho.

Boas práticas no e-mail marketing.

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