Email Marketing - Glossário de e-mail marketing

Glossário de email marketing.

Saiba o significados das palavras e verbetes mais utilizados nas ações e campanhas de e-mail marketing, através do Glossário de e-mail marketing.



Assunto: É a informação que vem descrita abaixo do endereço do remetente na caixa de e-mail do destinatário, descreve o conteúdo da mensagem e deve ser cuidadosamente elaborado para que o destinatário clique para abrir a mensagem e não a rejeite.

Autorresposta: Em determinados momentos seja de férias, ausência programada do escritório, feriado programado ou outro caso especial, como quando fazemos um processo de venda, captação de mailing list através de landing page é necessário que exista a elaboração de uma resposta automática que é chamada de autorresposta ou autorresponder. Resposta automática enviada pelo destinatário da após o recebimento de uma mensagem.



Blacklist: Termo temido por todos que trabalham com email marketing, uma listagem de endereços de IP ou domínios que enviam spam, assim que há a inclusão sua taxa de abertura diminui entre outros problemas.

Bounce: São aqueles emails que dão algum tipo de problema no envio e retornam a sua caixa.

Bulk: Visualização de emails em massa.

Call to action: Botões e conteúdos finalizados por botões para que o cliente clique e acesse, compre, veja, assine, são os chamadores para a ação.

Campanha de e-mail marketing: Ação de envio de e-mail com um objetivo específico, seja ele converter vendas, branding ou relacionamento. Deve ser mensurável.

Click-through: É a ação de clicar em uma peça que leva a um destino em geral um site ou página de promoção.

Click-through rate (CTR): É o percentual que é utilizado para verificar o quanto o destinatário clicou na peça de anuncio em relação ao total de e-mail que foram disparados.

Clique único: É quando há a contabilização apenas da primeira vez que a pessoa clica em um link específico.

Consentimento expresso: Exatamente o que diz, quando um destinatário concorda em receber materiais de comunicação e marketing via e-mail, por parte da empresa remetente.

Conversão: Quando se conquista o cliente/futuro cliente, efetivando um próximo nível de relacionamento, podendo ser de lead para suspect, para prospect, indo para cliente. 

Descadastro: Ato de retirada do e-mail de um destinatário que não mais deseja comunicações da empresa remetente, esta ação ocorre através do procedimento opt-out.

Double opt-in: É o procedimento recomendado para que tenha certeza de que realmente foi o proprietário da chave de e-mail que incluiu-o em sua lista. Nesse caso existe um pedido de confirmação do cadastro através de um e-mail enviado ao destinatário.

Double opt-out: É a forma safadinha e aborrecida de tentar reter um destinatário que sinalizou o seu descontentamento e pedido de retirada de seu e-mail da lista, sendo assim envia-se um e-mail de confirmação do procedimento e pede-se para clicar novamente ou inserir senha. Minha opinião, não seja burro, não faça isso, melhor é fazer uma retenção com possibilidade de mudança de periodicidade ou ainda mini questionário para entender o desinteresse dessa pessoa e corrigir as ações da empresa caso haja necessidade. 

E-mail em massa: Quando ocorre um erro e acaba-se enviando vários emails para o mesmo destinatário em um curto período de tempo. 

Erro temporário: Existem algumas questões que impedem a entrega da mensagem, pode ocorrer por erro ou instabilidade no servidor, caixa cheia e outras questões.

Erro permanente: Um erro que não há como solucionar, e-mail cadastrado inexistente ou domínio inexistente.

Falso positivo: É quando o serviço de e-mail do destinatário marca a mensagem como spam, mas na realidade não é, sendo de alguém conhecido. Aqui vale ressaltar que não é bem assim, provável que o remetente andou enviando e-mails sem consentimento de outros destinatários na internet e foi denunciado como spam para vários servidores. Ao investigar o falso positivo sempre chega-se a um erro do remetente ou do uso indevido de outra chave de e-mail dentro de um mesmo domínio. 

Filtro AntiSpam: Programas que facilitam o diagnóstico de recebimento de spam, uma forma de não sobrecarregar a caixa de entrada do destinatário.

Formato do e-mail: Pode-se trabalhar com dois tipos de formato, HTML ou texto, o primeiro suporta imagens, já o segundo suporta apenas textos sem reconhecimento de ícones, imagens ou vídeos. 

Landing Page: Dentro de uma campanha de e-mail marketing é a página de um site ou hotsite que chama para ação, onde finalmente ocorre a conversão do prospect para cliente. Sendo que no email enviado o destinatário clica e cai nessa página.

Newsletter: E-mail de comunicação, em geral, há a definição pelo remetente da periodicidade que pode ser; semanal, quinzenal, mensal ou bimestral. Isso depende do fluxo de informações geradas dentro da empresa remetente. Conceito válido quando não existe campanha comercial de conversão, apenas um reforço de share of mind ou branding.

Taxa de abertura: É a quantidade de e-mails abertos em relação ao total de enviados para aquele mailing list. Fórmula: emails enviados - erros/pelos abertos.


Opt-in:  Processo de adesão simples do destinatário à lista de cadastrados, através de formulário.

Opt-out: Conceito correto é o processo de descredenciamento através de um simples clique no link de descadastramento. Contudo no Brasil acabou tendo um conceito incorreto de que é o mesmo que e-mails enviados sem consentimento, nesse caso a nomenclatura é procedimento de spam. 

Periodicidade: É a determinação de espaço de tempo entre os envios de campanhas de e-mail marketing.

Personalização: Quando há na produção da campanha de e-mail marketing, no conteúdo a inclusão de alguns dados do destinatario como nome, produto adquirido na última compra, determinado produto de desejo informado pelo destinatário.

Segmentação: É a utilização de certos critérios para a definição de uma ou várias ofertas dentro de um mailing list para que ocorra maior assertividade e aumento de performance.

Spam: Significa o envio em massa de um e-mail para destinatários que não permitiram ou não solicitaram a mensagem ou oferta de produtos.

Subject: É o assunto da mensagem.

Tracking: É o acompanhamento da performance de uma campanha, fazendo a contabilização dos números e pode ser acompanhar um site, um link.

Unsubscribe: Realização do descadastramento de um e-mail.

Webmail: Uma plataforma da web que permite a leitura, envios e elaboração de email através de um navegador ou browser.

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